
Som de filmes para consumo doméstico
I17
- Centro Virtual de Conferências - Auditório Ipanema
- Terça-feira 22/9
- 14:00 - 15:25 (85´)
Dependendo de como você mixa o áudio em um filme, a mixagem pode levar um mês (ou mais!) em salas de cinema grandes. No entanto, se o processo for baseado em objetos e associado ao monitoramento de campo próximo, podemos reduzir custos. Os recursos de renderização associados a essas técnicas incluem: preparação de áudio independente para ajuste de som, liberdade para mixar em salas pequenas e baixo custo de implantação. Devido às suas características únicas, a masterização de objetos pode ser facilmente monitorada em uma variedade de configurações de fontes sonoras.
Esta apresentação mostrará uma mistura de campo próximo de um documentário. O fluxo de trabalho se baseia em técnicas de masterização orientadas a objetos para garantir que as mixagens feitas em pequenos estúdios soem bem tanto em casa quanto nos filmes. Além das especificações técnicas, também serão apresentadas recomendações relacionadas à sonoridade, configuração da sala e entregas específicas de mídia do FMI para distribuição, localização e arquivamento.
Para este projeto, a principal entrega foi para consumo doméstico (Netflix) e usamos HOA (High Order Ambisonics) para mestre de campo fechado. Para fins de controle de qualidade, planejamos usar um cinema diário apenas para verificar parâmetros específicos (por exemplo, equalizador, faixa dinâmica e panelas associadas à imagem) e ajustar a mistura, se necessário. O modelo demonstrou que é possível usar um sistema projetado para fornecer áudio baseado em objetos e passar mais tempo aperfeiçoando a mixagem em um ambiente de campo próximo. Isso é particularmente verdadeiro se o produto final for destinado a ambientes domésticos.
Mauricio Gargel
Brasil
- Maurício Gargel é engenheiro de mestrado com mestrado em artes pela Middle Tennessee State University (MTSU)
Gargel é um profissional cuja proposta utiliza poucos elementos para alcançar o máximo de resultados. O estilo minimalista encontra um equilíbrio entre alta qualidade de som e controle artístico total. O estúdio localizado no coração do oeste de São Paulo possui a mais recente tecnologia em uma sala com acústica perfeita.
Entre os clientes de Maurício Gargel Audio Mastering estão grandes nomes da música nacional, como Arnaldo Antunes, Emicida, Dani Gurgel, Banda Inquérito, Tits, Karol Conka, Sistema Baiana, além de clientes internacionais.
Além disso, Gargel é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Áudio, onde contribui para promover a educação em áudio. Ele atuou como palestrante em países como Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Uruguai. Ele foi professor universitário nos EUA de 2010 a 2014 e é especialista em gravação e mixagem em 3D para projetos com áudio imersivo (geralmente chamado de áudio 3D), uma experiência na qual o som pode vir de qualquer direção ao redor do mundo. ouvinte, incluindo acima e abaixo.
Graças ao conhecimento acumulado, ele é um profissional capaz de pensar de maneira diversificada e lidar com uma ampla variedade de projetos artísticos.
Mauricio Cersósimo
Brasil
- Engenheiro de som e produtor musical com mais de 25 anos de experiência
Ele teve seus primeiros contatos com o mundo do áudio em 1994, quando começou a fazer alguns cursos na área. Nos seus primeiros anos como profissional, ele trabalhou em produtores one-stop gravando publicidade e algumas bandas locais. Depois de trabalhar com o Sepultura em 1999, ele decidiu se mudar para os Estados Unidos. Ao chegar lá, ele ingressou na SAE (Escola de Engenharia de Áudio) em Nova York e logo depois começou a trabalhar no Skyline Studios NYC. Lá ele passou 5 anos morando com engenheiros e produtores de enorme prestígio no mercado e, ao mesmo tempo, pode trabalhar em projetos de artistas renomados como Steely Dan, Avril Lavigne, David Byrne, entre outros. Ele voltou ao Brasil em 2005 e produziu alguns trabalhos notáveis, como o álbum da banda Luxuria, lançado pela Sony Music em 2006. Em 2007, foi contratado para gerenciar a nacena yelstúdio. Lá, além de dirigir, ele também trabalhou como engenheiro chefe de gravação e mixagem para artistas como Simoninha, Andreas Kisser e Ney Matogrosso, onde recebeu suas primeiras indicações ao Grammy Latino. Após um período como freelancer, com ênfase na gravação do álbum Estandarte do Skank, também indicado ao Grammy Latino, ele decidiu criar seu próprio estúdio, o Mixnova. Em meados de 2015, iniciou sua grande associação com o Seal Laboratório Fantasma, onde dura mais de 6 anos, trabalhando com os artistas Emicida, Rael e DriK Barbosa. O estudo também incluiu Tités, Lobo, Nando Reis, Pitty, Max de Castro, Dinho Ouro Preto, Marcelo D2, Vanessa.